12 fatos que você deveria saber sobre a permuta de imóveis

fatos-sobre-permuta-de-imoveis

Em outro artigo explicamos quais são os benefícios da permuta de imóveis e como ela funciona. Mas o assunto é amplo e dúvidas são normais, especialmente para o proprietário interessado em permutar pela primeira vez. Estas são as 12 coisas que você deveria saber antes de trocar seu imóvel.

Vamos lá?

A permuta imobiliária traz benefícios no Imposto de Renda

Quando olhamos pelo ponto de vista da declaração à Receita Federal, o custo de aquisição é zero se imóvel adquirido por permuta não tiver torna. Portanto, não havendo lucro, essa transação acaba sendo isenta de Imposto de Renda.

Já quando há torna, o I.R. pode ser pago por quem a recebeu. Porém, podemos ressaltar que quanto menor for a torna sobre o valor do imóvel recebido, menor o ganho do capital, ou seja, menor será o pagamento do Imposto de Renda.

Além disso, a isenção do imposto também ocorre quando houver uma venda de um único imóvel, no valor de até R$ 440 mil, se nenhum outro imóvel tiver sido vendido ou transferido nos últimos 5 anos (isso também vale para permutas com torna).

As despesas são divididas

Diferentemente de uma negociação comum, em que boa parte dos custos é direcionada para o comprador, a permuta imobiliária gera uma divisão de despesas, mesmo porque o pagamento ocorre em grande parte por meio da troca de bens.

Em relação a imóveis já quitados, o processo fica ainda mais fácil, pois não fica associado a um crédito financeiro. Porém, se um dos bens ainda está sendo pago, é preciso que o proprietário procure um banco para realizar um novo contrato de empréstimo.

No caso dos corretores responsáveis por intermediar a negociação, a permuta pode se tornar um processo um pouco mais complexo, já que encaixa duas vendas em uma única operação. Para garantir o ganho pelas duas partes, o corretor precisa estar envolvido na visita e avaliação de ambos os bens.

Facilita a economia de dinheiro

Como dissemos anteriormente, os dois negociantes custeiam as despesas em uma permuta. Assim, a permuta imobiliária pode se tornar mais econômica do que a opção de vender um imóvel para comprar um outro.

Além do mais, hoje muitas pessoas não possuem recursos suficientes para investir em um novo imóvel. Então a permuta pode ser uma solução para a troca de imóvel sem precisar entrar em um financiamento.

A permuta imobiliária possui menos burocracia

Como a permuta é um tipo de transação que visa a um acordo entre duas partes para troca de um bem, o interesse mútuo entre essas partes torna a negociação mais simples e mais rápida.

Em um contrato de compra e venda normal, o comprador e o vendedor precisam discutir detalhes relacionados a financiamento, formas de pagamento, se o bem será vendida com móveis ou não, entre outros assuntos que precisam ser discutidos antes de o contrato ser assinado. Essas condições atrasam todo o processo e, muitas vezes, podem gerar conflitos que prejudicam um consenso entre as partes.

A permuta imobiliária garante mais agilidade na aquisição

Qualquer pessoa pode querer trocar de imóvel em algum momento da vida, pela mudança de cidade, porque a família cresceu e até para respirar novos ares. Em todos os casos, a demora excessiva no processo de venda e compra, principalmente em um cenário em que a economia ainda não se recuperou totalmente, pode gerar frustrações.

Por isso, a permuta pode ser a melhor saída nesse momento. Ainda mais quando já existem ferramentas automáticas no mercado imobiliário para fazer permutas de um jeito mais fácil.

A permuta imobiliária pode ser feita entre os seguintes bens

  • Um terreno de loteamento;
  • Um terreno que tenha a finalidade de venda, com ou sem construção;
  • Um lote oriundo;
  • Uma unidade distinta de incorporação imobiliária;
  • Uma casa ou um apartamento pronto;
  • Uma casa ou um apartamento a ser construído;
  • Um prédio construído para a venda como unidade isolada ou autônoma.

A permuta imobiliária pode ser feita por qualquer pessoa que tenha interesse

Sim! Se a pessoa tiver real interesse em usar o seu próprio imóvel como parte do pagamento de outro.

Em certos aspectos, a permuta ainda pode ser complicada, pois tudo depende muitas vezes do aceite de um dos negociantes em receber um imóvel (muitas vezes menor, ou do mesmo valor) em vez do pagamento em dinheiro.

Este é também um dos problemas que a Trocalar tenta resolver, garantindo que o usuário cadastrado tenha muito mais facilidade nesse processo de encontrar a troca ideal.

Também devemos lembrar que, além desse desafio, a permuta pode ser muito vantajosa quando o bem a ser trocado é de grande liquidez. Assim, a permuta de imóveis menores ou situações em regiões de pouca oferta pode garantir benefícios para ambas as partes.

Dica: Ao contratante interessado na compra, a opção tem valor porque permite economia na aquisição de uma casa ou de um apartamento melhor. Já ao contratante interessado na venda, a opção aumenta as chances de fechar negócio com um futuro comprador. No período em que aguarda uma boa proposta, o vendedor também pode obter renda colocando o imóvel permutado para locação.

A permuta imobiliária é capaz de atender diferentes objetivos

Com a permuta, o consumidor não precisa esperar a venda do imóvel, o que pode demorar para acontecer, para poder investir em um novo.

A opção também é claramente vantajosa para quem possui um terreno e gostaria de transformá-lo em um novo imóvel. A ideia consiste, basicamente, em negociar a permuta com uma construtora em troca de uma ou mais unidades do empreendimento que será construído.

Isso é um processo muito comum também quando proprietários de residências antigas são abordados para permutarem seu imóvel antigo para a construção de um condomínio novo. Nesse caso, é preciso estar atento a que o prazo de construção pode ser demorado e o retorno financeiro com o investimento pode demorar um pouco mais.

Há também alguns outros exemplos de perfis que podem ser beneficiados com a permuta, como: investidores que procuram por imóveis para troca com os que já possuem, a fim de movimentar ou variar seus negócios; uma família que precisa mudar de cidade; um casal que quer oferecer seu imóvel em troca de uma casa no litoral; entre outros.

A permuta imobiliária também exige cuidados

O contrato de permuta exige cuidado, assim como os contratos de compra e venda. Por ser uma modalidade de aquisição ainda pouco explorada no mercado imobiliário, é preciso que todo o processo seja feito e acompanhado com cuidados redobrados.

Bônus 3 dicas para ficar de olho:

1. Preste muita atenção ao tipo de contrato: como já comentamos, o contrato de permuta é diferente de um contrato comum de compra e venda de imóvel. É muito importante que os contratantes estejam cientes disso.

Na permuta de imóveis, o documento é feito por escritura pública e precisa ter de forma clara todos os itens que são importantes para uma boa negociação (data de entrega, responsabilidade pelos tributos etc.). No contrato também deve haver o valor referente dos imóveis, que servem de base para o cálculo do valor da escritura.

Para evitar problemas, é importante também inserir no contrato as datas de entrega dos imóveis ou de um pagamento em dinheiro, dando garantia que ninguém saia prejudicado se um dos contratantes desistir do negócio.

2. Confira a situação legal dos bens. Como na compra e venda comum, a permuta também deve ser feita após a comprovação das regularidades dos imóveis. Para isso, é preciso fazer uma pesquisa prévia sobre as condições dos imóveis. É importante conferir toda a documentação para identificar dívidas ou ações judiciais que possam comprometer a segurança do negócio.

3. Busque a orientação de profissionais: com tudo o que já foi dito, é normal se confundir um pouco com tanta informação e precisar de ajuda em algumas fases do processo. É fundamental buscar a orientação de um profissional do ramo imobiliário para ajudar você, e ainda a orientação de um advogado para validar os contratos pode ser necessária. Ao contar com a ajuda de um corretor, todo o processo de permuta e negociação torna-se mais simples. Vamos falar disso no tópico abaixo.

O processo se torna mais seguro com a orientação de profissionais

É preciso estar atento a muitos aspectos legais e de negociação. Por mais que vconfie na palavra de quem está negociando com você, é muito mais fácil receber a orientação de um especialista.

O corretor imobiliário é o profissional mais indicado guiar todo o processo de negociação da permuta de seu imóvel. Ele ajudará a conduzir a avaliação dos bens e a elaboração dos contratos. Além disso, por trabalhar com o mercado imobiliário no dia a dia, o corretor pode ser a melhor pessoa para avaliar os bens.

E mais: se o caso for a troca de um terreno para a construção de um condomínio, por exemplo, é fundamental que os contratantes contem com a ajuda de uma assessoria especializada.

Lembre-se de que, se necessário, é essencial ter ao seu lado um bom advogado, tanto para garantir a legalidade dos contratos como para a pesquisa da situação atual dos bens.

O contrato de permuta imobiliária é diferente de um contrato comum de compra e venda de imóvel

É necessário prestar bastante atenção ao tipo de contrato feito, pois um contrato de permuta é diferente de um contrato comum de compra e venda de imóvel. Essa informação é de extrema importância para os contratantes.

No contrato de permuta, o documento é feito por escritura pública e deve incluir itens como data de entrega e a responsabilidade pelos tributos. Para garantir que não haja possíveis problemas, é importante colocar no contrato uma garantia de pagamento em dinheiro ou de entrega do imóvel caso um dos contratantes desista da negociação.

Se não houve uma adição do valor de torna, a permuta deve ser citada na escritura pública para poder validar isenção do Imposto de Renda.

A permuta imobiliária proporciona mais comodidade aos negociantes

A permuta não só traz mais comodidade aos negociantes como possibilita a economia de tempo e de dinheiro, já que os proprietários não precisam tratar os processos de compra e venda separadamente. Soluções práticas como a Trocalar também ajudam muito no processo de encontrar o imóvel ideal, possibilitando uma procura de permuta sem estresse.