Os Benefícios da Permuta para o Corretor de Imóveis

benefícios-da-parmuta-para-corretores

O processo de venda imobiliária é, por vezes, demorado para o cliente e para o corretor de imóveis. A permuta se consolida então como uma opção cheia de vantagens em comparação com a venda, inclusive a de ganho de tempo na negociação.

Permuta de imóveis é a operação que tenha como negócio a troca de uma ou mais unidades imobiliárias por outra ou outras unidades. Os valores dos imóveis podem se equivaler ou pode ocorrer a torna entre os contratantes, que significa uma diferença de valor a ser desembolsada por uma das partes.

Quais são os benefícios da permuta para o corretor de imóveis?

Existem diversas vantagens de permutar para proprietários, como a isenção de custos referentes ao Imposto de Renda na ausência da torna. Igualmente, imobiliárias e corretores de imóveis têm vantagens para oferecer a troca como forma de negociação.

Entre elas, destacam-se as questões de agilidade e de economia de tempo, especialmente com o mercado enfraquecido e a demora cada vez maior para venda. Como falamos de uma transação de dupla troca e venda, em que o cliente troca o seu imóvel por outro, reduz-se a necessidade de discussões sobre formas de pagamento, financiamento e empréstimo.

É importante citar também que a comissão poderá vir aplicada em cima do valor dos dois imóveis, pois a comissão é sempre sobre todo o valor do negócio.

Cuidados que o corretor de imóveis deve ter e pagamento de honorários

Como em toda transação imobiliária, a permuta deve ter um contrato muito bem detalhado que explicite todas as expectativas de ambas as partes e que obedeça à legislação. Incluem-se aí as leis específicas para troca ou permuta previstas no artigo 533 do Código Civil Brasileiro.

Por ser uma modalidade pouco praticada pelos proprietários, estes podem ter muitas dúvidas sobre o processo, inclusive sobre a legalidade da cobrança de honorários para os dois imóveis e sobre como efetuar o pagamento desses honorários de intermediação para a imobiliária ou para o corretor. Informação e transparência desde o primeiro contato são imprescindíveis ao profissional do ramo imobiliário.

É necessário reforçar a ideia de que quem coloca o seu imóvel em negociação não está fazendo nenhum tipo de doação, mas sim efetuando a troca de propriedades com valores equivalentes, portanto não se distingue comprador ou vendedor, ou propriedade vendida e propriedade comprada, pois a entrega entre ambos os negociantes é de coisas de igual valor ou valor equivalente.

Dessa forma, tanto na permuta imobiliária quanto na compra e venda, os honorários são devidos ao corretor que faz a intermediação da negociação e cada proprietário faz o pagamento da parte que é de sua responsabilidade. A tabela do Creci prevê honorários entre 6% e 8% em imóveis urbanos sobre o valor da negociação.

A “Tabela Oficial de Remuneração por Serviços Prestados”, elaborada pelo Sindicato dos Corretores de Imóveis, ainda diz o seguinte:

“Quando a transação envolver diversos imóveis, a remuneração será devida pelos respectivos proprietários a quem estes contrataram, calculada sobre o valor de venda de cada um dos imóveis.”

A permuta de imóveis é uma realidade e uma necessidade

Como vimos, a permuta de imóveis traz benefícios não somente para o proprietário. É possível sim que um corretor de imóveis obtenha bons resultados com a negociação de permutas, já que essa é uma tendência cada vez maior no mercado imobiliário.

O crescimento da permuta como forma de negociação ocorre por uma série de fatores comportamentais e financeiros do brasileiro. Vários mercados considerados imutáveis já se transformaram nesta era tecnológica, e é preciso que o corretor de imóveis e a imobiliária também se atualizem e procurem novas práticas e melhorias para garantir o sucesso.

A Trocalar é uma solução moderna para permutar. Com nosso sistema é possível automatizar a procura por imóveis para troca por meio da combinação de interesses entre diferentes anúncios.

Veja como fechar mais negócios com a Trocalar.