Por que preciso estar em um portal imobiliário? Qual escolher?

corretoras-imobiliarias-escolhem-portal-imobiliario

Com certeza você já recorreu à internet para encontrar um celular novo, um eletrodoméstico ou até mesmo um carro, quando decidiu trocar o seu. Isso acontece porque o processo de compra das pessoas agora começa on-line, economizando tempo e disponibilizando mais variedade a um clique de distância no ramo de imóveis não seria diferente, com a ascensão do portal imobiliário.

Milhares de pessoas visitam esses portais todos os dias em busca de uma oferta e você precisa estar na internet para ser visto ou está praticamente fora do mercado.

Se ainda tem dúvidas sobre os verdadeiros efeitos positivos que um portal imobiliário pode causar nas suas vendas, não se preocupe: nós vamos lhe mostrar as vantagens de estar em um deles e ainda dar algumas dicas de como escolher o ideal para você. Acompanhe!

Afinal, por que é importante estar em um portal imobiliário?

Estar em um portal proporciona vantagens para quem anuncia, mas nem sempre todos esses benefícios ficam claros, o que acaba gerando mais dúvidas para quem quer apostar em uma nova ferramenta de divulgação. Se esse é o seu problema, confira nossas dicas.

Alcance muito mais pessoas

Anúncios em classificados e panfletos estão cada vez mais obsoletos. A internet atinge milhões de pessoas todos os dias e, graças ao Google, todo mundo encontra aquilo que procura em apenas um clique. Por isso, estar em um portal vai ajudar você a alcançar muito mais pessoas onde elas realmente estão.

Atinja pessoas interessadas

Um portal imobiliário recebe visitas de pessoas que precisam alugar, vender, comprar ou trocar imóveis, então você não perde tempo com outros públicos. Para se destacar e chamar a atenção dessas pessoas, você deve investir em boas fotos, informações completas e claras, além de oferecer um bom atendimento.

Garanta um bom custo-benefício

Se você fizer uma comparação entre o número de potenciais clientes que pode alcançar e o valor da mensalidade, com certeza encontrará uma ótima relação entre custo e benefício. Você ainda pode optar por planos que combinem melhor com a sua realidade e pagar um preço justo.

Economize com publicidade

Os próprios portais investem em publicidade para garantir que o serviço seja eficiente. Para mais resultados nas vendas, é importante ter uma divulgação de apoio de sua parte, mas a maior parcela desse trabalho de divulgação ficará por conta do site em que você anuncia.

Um porém: forte concorrência

Diferentemente da Trocalar, em que o maior número de cadastro de imóveis e interesses aumenta a possibilidade de resultados para todos, os demais portais imobiliários geram uma forte concorrência entre anunciantes. Isso porque você competirá diretamente pela atenção dos consumidores, a certa distância, o que dificulta uma relação mais próxima com o público.

Como escolher um portal imobiliário?

Existem dois tipos do ponto de vista de negócio: aqueles focados na venda e locação, e os portais focados em permuta de imóveis.

Desde que a crise atingiu o Brasil em 2015, o número de permutas no mercado imobiliário cresceu, possibilitando que muitas pessoas encontrassem uma oportunidade de trocar de apartamento ou de casa, mesmo sem ter dinheiro ou crédito suficiente e sem precisar passar pela transação de venda antes de adquirir o novo imóvel. A Trocalar, por exemplo, conecta pessoas que tenham interesses de aquisição mútuos, o que facilita que o negócio seja fechado. A plataforma também possui filtros inteligentes para permuta de outros bens, em que você pode procurar quem aceita seu barco em conjunto com um imóvel, por exemplo.

Algumas dicas para decidir em qual portal imobiliário anunciar:

  • Solicite todos os dados de alcance, publicidade e entrega de cada portal e compare com o preço cobrado;
  • Analise se o portal possui integração com redes sociais e sistemas de gerenciamento imobiliário;
  • Analise se o layout da página é intuitivo e fácil de manter atualizado;
  • Navegue pela página e teste a experiência de quem busca;
  • Procure pelas plataformas mais adequadas ao seu tipo de negócio e que mais facilitam o seu trabalho entregando resultados melhores;
  • Continue observando os dados depois de fechar negócio e analise qual site rendeu mais resultados efetivos.

Conclusão

Viu como estar em um portal imobiliário pode aumentar e muito suas vendas? É claro que as plataformas ainda vão depender de você para dar continuidade ao processo de negociação depois que o cliente entra em contato, mas você pode buscar aquelas que retornam clientes mais qualificados e negócios mais próximos do fechamento para agilizar o processo.

O segredo é saber o que seus clientes precisam, monitorar a qualidade dos leads que você recebe em cada página, investir em um bom atendimento e buscar se diferenciar dos seus concorrentes, gerando uma ótima experiência de compra para quem procura pelos imóveis sob sua responsabilidade.

Leia também:

Mais Você destaca a permuta de imóveis para fechar mais negócios

Corretores e imobiliárias podem negociar imóveis à venda da Caixa