Minha imobiliária precisa estar nas redes sociais?

redes-sociais-para-imobiliarias

Pensar em uma estratégia de marketing digital e redes sociais deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade para todos os tipos de empresas.

Hoje, a internet faz parte do dia a dia da maioria dos consumidores e está presente em quase todo o mundo. Segundo um estudo realizado em 2017 pelo Hootsuite e a We Are Social, um em cada 5 indivíduos do mundo fez uma compra on-line nos últimos 30 dias e 77% dos consumidores são influenciados diretamente pelas redes sociais em suas decisões de compra, como constatado pela consultoria PwC.

E mais: ao analisarmos alguns dados sobre a utilização das redes sociais de forma global, temos cerca de 2,5 bilhões de usuários ativos. Cinquenta milhões usam as redes mensalmente só no Brasil.

Principais dúvidas sobre redes sociais

Por que me preocupar com as redes sociais?

Falamos de milhões de usuários ativos e isso é uma parcela que não deve, de forma alguma, ser desconsiderada. Ao analisarmos o perfil do consumidor atual, podemos notar que ele está cada vez mais interessado em encontrar a solução para seus problemas de forma fácil e rápida. Esse é um dos principais fatores que levam as pessoas a procurar serviços nas redes sociais.

Outro fator importante a ser considerado é o uso dos smartphones. Estima-se que dois terços da população mundial possua um aparelho móvel e que mais da metade do tráfego da web venha de celulares. Os smartphones também são facilitadores quando pensamos em repostas imediatas. Se temos uma dúvida, consultamos nossos celulares e pronto! Todas as possibilidades de solução estão em nossas mãos, com apenas alguns “cliques”.

Não podemos descartar também a grande ascensão dos portais imobiliários, que tiraram bastante o foco dos próprios sites de imobiliárias, criando assim uma extrema urgência na divulgação de serviços por meio de novos canais de distribuição.

Devo estar em todas as redes sociais?

A resposta é não! Hoje temos muitas redes sociais, direcionadas a diversos tipos de público diferentes e que possuem objetivos diferentes. Por isso, você deve escolher a rede social que mais se enquadre nos seus objetivos. Para ajudar você nessa escolha tão difícil, citamos a seguir algumas das principais redes sociais e suas funcionalidades.

Facebook

Possui 2,23 bilhões de usuários ativos por mês e é uma rede utilizada tanto para fins comerciais quanto para fins de lazer. O Facebook tem investido muito em publicidade nos últimos anos e se tornando não apenas uma rede social com fins de entretenimento, mas um grande canal para negócios. A grande sacada do Facebook é que você poderá criar sua página oficial e reunir os seguidores que se interessem por aquilo que você oferece. Lembre-se de que o conteúdo é um diferencial riquíssimo quando falamos em redes sociais, devendo ser o mais variado possível, com textos, vídeos, imagens, depoimentos, entre outros.

Instagram

Possui 1 bilhão de usuários e seu foco está em conteúdo visual, como fotos e vídeos. O Instagram se destaca por ser uma rede social espontânea, em que as pessoas costumam postar imagens no momento em que são tiradas. A publicidade tem ganhado maior destaque ultimamente, mas não é o foco principal da rede. Assim como no Twitter, o Instagram permite que sejam usadas hashtags e menções. Em 2016, a rede lançou a funcionalidade de histórias, que pode ser explorada de diversas formas, criando uma interação mais descontraída com os seguidores e um vínculo de urgência entre os usuários que podem perder uma história se não entrar na rede social em 24 horas.

Twitter

Possui 335 milhões de usuários e tem o objetivo de transmitir mensagens curtas, com até 280 caracteres. Assim como o Instagram, trabalha com a visualização de conteúdos de forma temporal e, mais do que isso, possui uma rotatividade de conteúdos muito alta. Por isso, uma estratégia para Twitter deve ser baseada geralmente na quantidade de postagens relevantes, horários e temas que podem ser abordados de forma objetiva.

LinkedIn

Possui 106 milhões de usuários e seu foco está diretamente relacionado a empresas e a questões institucionais. É uma rede voltada para profissionais mostrarem suas habilidades, histórico profissional, valores e objetivos, e visa a divulgar conteúdo relevante para o meio empresarial, já que o público é bastante específico.

Pinterest

Possui 250 milhões de usuários e tem um grande apelo visual. Conta com a divulgação de imagens, GIFs, infográficos, vídeos e tutoriais, principalmente relacionados aos temas de culinária, moda, design, decoração e trabalhos manuais. A rede tem ganhado bastante destaque na internet por incentivar que seus usuários divulguem materiais da forma mais criativa possível.

Quanto preciso investir para “alavancar” minha estratégia nas redes sociais?

Quando falamos sobre investimento, não estamos falando apenas de dinheiro. É claro que a maioria das redes sociais visa a lucros com publicidade ou cobra para que o engajamento da sua postagem seja maior, mas para que sua estratégia de marketing nesses canais atinja bons resultados é preciso dedicar tempo e empenho.

Hoje, a maior parte dos portais imobiliários já dispõe de algum investimento em anúncios pagos e campanhas direcionadas nas diversas redes sociais. Isso também os ajuda na geração de leads e cria maior oportunidade de negócios. Para uma imobiliária, não é diferente. Pense que, mesmo com esse investimento dos portais imobiliários, quanto mais exposição seus anúncios tiverem e mais vezes eles aparecerem para seus leads, maiores serão suas chances de conversão e, portanto, de fechamento de negócios.

Além disso, cuidar da sua própria estratégia de divulgação nas redes sociais pode garantir que todo o dinheiro, tempo e empenho gastos tragam resultados que poderão ser acompanhados de perto por você e pela sua equipe.

A importância do marketing digital e das redes sociais cresce a cada dia. É importante que imobiliárias e corretores se atualizem e também passem a estudar sobre as novas tendências de compra e venda. Não basta apenas se preocupar com a mudança na jornada de compra do consumidor, mas também agir nos canais que o atingem de forma mais efetiva.

Sem dúvidas, as redes sociais são uma grande porta de entrada para que muitas pessoas conheçam a sua marca, os seus serviços e produtos. Que tal começar? Lembre-se de que o mercado imobiliário ainda está ganhando espaço nos meios digitais, então não perca a oportunidade de estar nele primeiro do que os seus concorrentes!

 

Aprenda sobre permuta de imóveis:

Mais Você destaca a permuta de imóveis para fechar mais negócios

Os Benefícios da Permuta para o Corretor de Imóveis