Como surgiu a Trocalar: a solução em permuta de imóveis

Renan-Recoba-CEO-Trocalar-permuta-de-imoveis-2

O que você pensa quando o assunto é permuta? Pode parecer algo novo para muita gente, mas essa forma de negociação, também conhecida como troca, câmbio ou escambo, é uma das mais antigas que existem, assim como sua aplicação imobiliária: a permuta de imóveis.

Durante muitos anos, a permuta de imóveis ficou em segundo plano no mercado imobiliário brasileiro. Especialmente nos bons momentos da nossa economia, como entre 2008 e 2011, o setor chegou a presenciar um crescimento de 121% no Brasil. Nesse cenário, comprar e vender era muito mais fácil.

Então a instabilidade político-econômica fez com que se elevassem as taxas de juros e diminuísse a disponibilidade de crédito. Os corretores que antes fechavam dezenas de negócios por mês agora se viam obrigados a complementar a renda em outros empregos.

Em meio a esse contexto, a permuta de imóveis voltou com tudo. Mais que uma alternativa, tornou-se uma necessidade em um mercado travado.

Permuta de imóveis como solução para o mercado imobiliário

Renan Recoba, hoje CEO da Trocalar, trabalhou durante 13 anos com corretagem de imóveis em Florianópolis e viu de perto a crise no setor. Como gerente de imobiliária, sabia que precisava encontrar uma solução para alavancar novamente os negócios.

“Nos tempos difíceis é que se aprendem as maiores lições. O sucesso não é algo garantido, é preciso ir atrás. O mercado como um todo acostumou-se a esperar as oportunidades, porque a procura estava em alta, e muitos profissionais nem sabiam que seus clientes aceitavam a permuta de imóveis para facilitar a negociação.” Renan Recoba.

Muito antes de ser destaque na mídia, permutar já era o foco da atenção de Renan. Mesmo com os desafios próprios dessa modalidade de transação imobiliária, as pesquisas que ele realizou no setor ao longo de 2014 revelaram dados muito interessantes, entre eles:

  • 70% dos compradores precisavam colocar um imóvel na negociação;
  • De cada 10 clientes da pauta dos corretores, entre 4 e 5 já aceitavam a permuta imobiliária.

Ao lado desses bons indicativos de que a troca era interessante para os proprietários, ainda era preciso resolver os desafios que ela oferece não só a eles, mas também a corretores e imobiliárias. Afinal, a permuta só é concretizada quando duas partes têm interesses compatíveis.

Oferecer a permuta era apenas parte da solução. A outra, ainda mais importante, era otimizar essa busca por oportunidades de troca de imóveis, por meio da identificação automática de combinações. Foi assim que surgiu a Trocalar.

A tecnologia e o futuro da permuta de imóveis

É preciso se modernizar. A verdade é que a forma como corretores e imobiliárias buscavam negócios parou no tempo, mesmo com a popularização da internet. Os velhos classificados de jornal apenas se digitalizaram na forma de portais imobiliários.

Agora há a possibilidade de se colocar fotos e muito mais informações sobre um imóvel, mas nada mudou em essência. O lead captado por esse anúncio ainda não passou por qualquer filtro.

“De cada cem contatos nos portais tradicionais, apenas dois se aproveitam. Isso é pouco para quem quer ter sucesso.”

Até 2016, Renan se voltou à questão: como qualificar as oportunidades de permuta imobiliária? A resposta foi a Trocalar.

A solução consiste em unir tudo o que um portal oferece a um sistema exclusivo de combinações. Todo proprietário que aceita permuta sempre terá dois elementos essenciais: um imóvel para ceder e um interesse em outro para receber em troca. Combiná-los é a chave para o sucesso.

O grande diferencial da Trocalar é cruzar essas informações entre imóveis e interesses cadastrados. Na prática, isso significa que o usuário não precisa se preocupar com fazer pesquisas — nosso sistema automatiza a busca por oportunidades de negócio, retornando apenas as combinações mais compatíveis.

Para o proprietário, isso é ótimo, porque pode definir exatamente o que aceitaria em troca de seu imóvel. Ao delimitar seus interesses por tipo de bem, localização, tamanho, entre outros fatores, ele tem certeza de que receberá apenas resultados conforme aquilo que procura.

Para corretores e imobiliárias, é espetacular! Eles recebem oportunidades filtradas e qualificadas por nosso sistema diretamente em seu painel e por e-mail, sem a necessidade de ir atrás delas. Muitas vezes, uma mesma imobiliária tem boas possibilidades de troca na própria pauta, mas não conta com uma ferramenta que cruze esses dados e perde negociações por causa disso.

Automatizando a busca por oportunidades, os profissionais do mercado imobiliário podem se dedicar ao que sabem fazer de melhor: negociar e fechar negócios.

“Nossa equipe está muito feliz por ter criado uma ferramenta mais que inovadora, mas que também é necessária e facilita de verdade a vida das pessoas.”

Faça seu cadastro rápido e fácil na Trocalar

Agora é hora de você também aproveitar todas as vantagens que a Trocalar oferece em permuta de imóveis. Faça seu cadastro no site.

Leia também:

12 coisas que você deveria saber sobre a permuta de imóveis

Mais Você destaca a permuta de imóveis para fechar mais negócios